Um total de 57 pessoas foram assistidas e quatro hospitalizadas na sequência dos incêndios na Madeira, avançou esta sexta-feira Pedro Ramos, secretário de Estado regional da Proteção Civil. O fogo obrigou a evacuações e provocou danos nas redes elétrica e de telecomunicações
Para o Hospital Nélio Mendonça foram levados um bombeiro por inalação de fumo, uma mulher com queimaduras que está estável e fora dos cuidados intensivos, um jovem de 13 anos com um ombro deslocado e uma idosa de 80 anos por inalação de fumo.
Desde quinta-feira, foi preciso realizar várias evacuações por precaução, devido ao avanço do incêndio nos concelhos da Calheta e Porto Moniz.
Foram encerrados provisoriamente o lar dos Lameiros, o Hotel Atlântico, a escola da Raposeira, centro de saúde, a escola e a casa do povo da Fajã da Ovelha, o centro de saúde das Achadas da Cruz, a escola básica e secundário de Porto Moniz e o centro de saúde da Santa, disse Pedro Ramos, em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, ao início da tarde.
Um grupo de 12 turistas franceses, alemães, americanos e suíços, entre os 32 e 72 anos, foi resgatado, sem segurança, na levada da Ribeira de Janela. Um turista francês foi levado à urgência do Hospital Nélio Mendonça para observação oftalmológica.
Há cerca de 400 pessoas sem abastecimento de energia elétrica, na Calheta e em Porto Moniz, e várias localidades estão sem telecomunicações.