Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Portugal já administrou mais de três milhões e 884 mil vacinas contra a Covid-19. O balanço é feito pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com os dados recolhidos até dia 9 de maio (último domingo), mais de dois milhões e 800 mil pessoas já receberam a primeira dose e quase um milhão e 70 mil tem a vacinação completa, com as duas doses.
Desde domingo que as pessoas com mais de 60 anos e sem doenças associadas podem agendar a toma da vacina contra a Covid-19.
Até aí, o agendamento estava disponível apenas para pessoas com 65 ou mais anos.
A mudança da faixa etária estava prevista apenas para o final da próxima semana, mas acabou por ficar disponível no domingo.
Portugal está, assim, a acelerar a vacinação da população, antecipando alguns prazos.
Além disso, para as pessoas que não podem deslocar-se aos centros de vacinação (por estarem acamadas, por exemplo), o SNS tem dezenas de equipas a deslocar-se ao domicílio, de Norte a Sul do país.
O número de casos ativos de Covid-19 está agora a descer em Portugal, bem como a incidência da doença. Desde o início da pandemia, foram identificados 839.740 doentes com o novo coronavírus e registados 16.993 óbitos com a doença, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Ao nível mundial, a pandemia provocou, pelo menos, 3.294.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 158,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.