A agência de "rating" DBRS afirmou esta sexta-feira estar “confortável” com a nota que atribui a Portugal, mas afirma que a subida dos juros da dívida do país é motivo de preocupação, avança a agência Reuters.
“Até agora”, a agência está “confortável” em manter a “tendência estável” do "rating" português, disse Fergus McCormick, responsável pela análise em dívida pública da DBRS.
Citado pela Reuters, McCormick refere, contudo, que "a subida recente dos juros da dívida são uma preocupação devido às grandes necessidades de financiamento” de Portugal.
“Se a volatilidade do mercado persistir, a nossa atenção virar-se-á para a equação política e o que é exequível em termos de ajustamento fiscal, acrescentou.
O “rating” atribuído a Portugal pela DBRS será revisto a 29 de Abril.
A DBRS é a única das quatro agências de notação de risco seguidas pelo Banco Central Europeu (Standard & Poor’s, Fitch, Moody’s e DBRS) a não colocar a classificação portuguesa no nível "lixo".
É, por isso, o "rating" da DBRS que permite aos bancos usar dívida pública portuguesa como garantia para obterem liquidez no Banco Central Europeu. Mais: se a DBRS descesse o nível de Portugal para “lixo”, o país não poderia fazer parte do programa de compras de activos do BCE.