Doze pessoas morreram num naufrágio no Mar de Alborão, o ponto mais ocidental do Mediterrâneo, anunciou esta quinta-feira a autoridade marítima espanhola.
As autoridades espanholas conseguiram resgatar com vida 31 migrantes que iam abordo a embarcação, mas há pelo menos outras 12 desaparecidas.
Os mortos são 10 homens e duas mulheres, uma das quais estava grávida. Quando a embarcação foi localizada, após dois dias de busca, já se encontravam 11 mortos no seu interior. A 12.ª vítima morreu já no hospital, segundo o jornal espanhol "El País"
Segundo as autoridades espanholas, esta embarcação saiu de Marrocos no dia 18 de dezembro e foi localizada inicialmente pelo Hespérides, um navio espanhol que estava a caminho de uma missão na Antártida, que prontamente avisou o Salvamento Marítimo.
Segundo esta agência espanhola, ainda se procuram outras três embarcações semelhantes na zona, cada uma com pelo menos meia-centena de pessoas a bordo.
Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) já chegaram mais de 55 mil migrantes a Espanha, por mar, desde o início de 2018. Pelo menos 744 morreram na tentativa.