Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A variante inglesa do novo coronavírus representa já entre 35% a 40% do total de casos em Portugal. A informação foi avançada, esta sexta-feira, por João Paulo Gomes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, durante uma sessão parlamentar.
“Neste momento estimamos que entre e 35% e 40% dos casos Covid-19 em Portugal já sejam causados pela variante do Reino Unido, em termos de totais nacionais”, afirmou.
De acordo com o especialista, a frequência relativa da variante está com uma taxa de crescimento semanal próxima dos 90%.
“Estimamos, também, que dentro de três semanas cerca de 65% de todos casos de Covid-19 em Portugal sejam causados pela variante do Reino Unido”, disse.
João Paulo Gomes revelou, ainda, que “terão ocorrido imensas introduções durante o mês de dezembro".
"Quero relembrar que durante a primeira quinzena de dezembro os viajantes do Reino Unido não eram obrigados a apresentar o teste negativo, nem tão pouco eram obrigados a ser testados nos aeroportos portugueses”, acrescentou.
Na passada quinta-feria, a ministra da Saúde tinha já avançado que a nova variante inglesa do vírus da Covid-19 tem uma prevalência de 50% na região de Lisboa e Vale do Tejo.