De "commander-in-chief" a vilão de BD. A fotografia-meme da visita de Trump à Arábia Saudita
22-05-2017 - 17:46
 • Rui Barros

Donald Trump inaugurava um centro de combate contra o extremismo ideológico, mas a internet não lhe perdoou o momento.

Há uma imagem de Donald Trump está a fazer furor na internet.

Tirada durante a visita do Presidente dos Estados Unidos ao Médio Oriente, a fotografia que está a provocar diversas reacções humoradas nas redes sociais mostra Donald Trump, o Presidente do Egipto, al-Sisi, e o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, com a mão sobre um globo iluminado.

O trio inaugurava o Centro Global para combater o Extremismo ideológico, com a cerimónia a prever que os três líderes segurassem uma miniatura do globo para dar início às cerimónias.

O momento, captado pelas lentes dos milhares de jornalistas que acompanham o Presidente dos Estados Unidos nesta que é a sua primeira visita ao exterior desde a sua eleição, depressa se tornou viral nas redes sociais, com muitos utilizadores a fazerem a comparação entre o presidente dos Estados Unidos e vários vilões da cultura popular.

“Oh meu Deus. Trump conseguiu o Orb do Tempo dos bajorianos”, tweetou a candidata ao congresso dos Estados Unidos, Brianna Wu, numa referência ao objecto mítico de “Star Trek”.

Paralelismos com o artefacto de Saruman, de Senhor dos Anéis, com a organização Hydra, do universo da Marvel, ou até com o “Orb da paz”, do Episódio I da Saga Star Wars foram feitos, para diversão dos internautas.

“Só alguns bilionários juntos no escuro a segurar uma esfera. Provavelmente está tudo bem”, ou “preparem-se para carregar no botão quando souberem a resposta: quantos direitos devem ter as mulheres” foram algumas das legendas que os utilizadores da rede social twitter anexaram à fotografia-meme.

Donald Trump está de viagem ao Médio Oriente, numa visita de Estado. A viagem seguirá para outras paragens ao longo de nove dias. O Presidente dos Estados Unidos já pediu aos países muçulmanos que “corram com os extremismos da face da Terra”.