Linha da Beira Baixa cortada devido a aluimento de terras
04-01-2024 - 13:08
 • João Pedro Quesado

Os comboios não podem passar entre o Fundão e o Tortosendo, na Covilhã, desde o início do dia de quarta-feira. A CP está a realizar transbordo rodoviário para assegurar a ligação. Ainda não há previsão de reabertura da ligação.

A Linha da Beira Baixa está sem comboios entre as estações do Fundão e do Tortosendo, na Covilhã. Um aluimento de terras ao início da noite de quarta-feira provocou a suspensão da circulação, e a Infraestruturas de Portugal (IP) ainda não tem estimativa para a reabertura.

De acordo com uma publicação da CP nas redes sociais, o transporte dos passageiros entre as duas estações está a ser feito através de transbordo ferroviário.

Segundo fonte da Infraestruturas de Portugal, o aluimento de terras aconteceu por volta das 20h30 de quarta-feira, no quilómetro 157, junto a uma ponte ferroviária sobre o Rio Zêzere. Algumas fotos publicadas nas redes sociais mostram a situação no local esta manhã.

Apesar dos trabalhos de reparação já estarem a decorrer, a mesma fonte não conseguiu avançar uma data para a reabertura da Linha da Beira Baixa.

A interrupção da circulação significa que é impossível, neste momento, transportar mercadorias por comboio pela fronteira de Vilar Formoso. A principal rota para este transporte era a Linha da Beira Alta, mas essa está fechada desde abril de 2022 entre a Pampilhosa e a Guarda, para as obras do programa Ferrovia 2020.

[atualizada às 14h45]