O ex-campeão francês de boxe Christophe Dettinger golpeou um polícia repetidamente durante vários metros e obrigou mais um par de agentes a recuar, junto ao rio Sena, em Paris, durante as manifestações dos coletes amarelos de sábado.
Dettinger está a ser procurado por agredir dois polícias, e as imagens tornaram-se emblemáticas das manifestações que têm marcado os últimos dois meses em França.
O vídeo que mostra toda a cena circulou incessantemente pelas redes sociais.
Nas imagens vê-se um homem alto e atlético, de casaco preto e boné. Ele salta para a pequena ponte Léopold-Sédar-Senghor, e começa uma violenta investida sobre os policiais. A mesma impressiona pela forma como um homem sozinho só com os punhos faz recuar os polícias.
O suspeito mostra certa segurança e os golpes são precisos. Num outro vídeo, o ex-campeão francês de boxe pontapeia outro polícia no chão. Apesar de haver um mandato de captura, o homem de 37 anos ainda não foi preso.
O suspeito foi identificado pelos serviços da Diretoria Operacional de Serviços Técnicos e Logística da Polícia de Paris.
Num tweet, na noite de sábado, o Sindicato dos Comissários da Polícia Nacional (SCPN) denuncia o caso acompanhando-a de uma foto de Christophe Dettinger.
Antigo boxeur profissional, Dettinger foi coroado campeão da categoria meio-pesados em 2007 e 2008.
Jacky Trompesauce, primeiro treinador no Anel de Massy (Essonne), descreve-o como "um bom menino".
"Sinto muito pelo que se vai dizer sobre ele. Ele não suporta a injustiça ", disse no sábado à noite.
Em um comunicado, a Federação Francesa de Boxe condenou o "comportamento inaceitável e vergonhoso" do ex-atleta. Christophe Dettinger tinha pendurado as luvas em 2013.