Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fiscalizou a entrada em Portugal de 87.823 cidadãos, em 10 dias, desde que foi reposto temporariamente o controlo de fronteiras internas com Espanha.
De acordo com um comunicado do Ministério da Administração Interna, no controlo feito, 853 pessoas foram impedidas de entrar em Portugal. Foi também detida uma pessoa por uso de autorização de residência falsa.
As fronteiras terrestres com Espanha estão fechadas desde 16 de março, existindo apenas nove pontos de passagem autorizados de forma a garantir a circulação de mercadorias e os direitos dos trabalhadores transfronteiriços.
Nos pontos de passagem não autorizados, a GNR reencaminhou 207 viaturas e 531 cidadãos para os pontos de passagem autorizados.
Valença, em Viana do Castelo, é o ponto de passagem autorizado que regista maior afluência (40.004), seguido de Vila Verde da Raia, em Chaves (12.534) e Vilar Formoso, na Guarda (11.417).
A que menos movimento regista é a de Marvão, Portalegre, com apenas 800 passagens em 10 dias.
Portugal regista esta sexta-feira 76 mortes associadas à Covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (33), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (24), da região Centro (18) e do Algarve (1).