O fundador da Amazon, Jeff Bezos, é o novo líder da lista dos mais ricos do planeta, elaborada anualmente pela revista “Forbes”.
Com uma fortuna avaliada 112 mil milhões de dólares, o equivalente a 90 mil milhões de euros, o empresário norte-americano é o primeiro “centi-bilionário” desde que o ranking começou a ser divulgado, em 1987.
O último ano correu muito bem a Jeff Bezos. As ações da Amazon, o gigante do retalho online, a valorizaram 59% e a conta bancária do multimilionário engordou 31,8 mil milhões de euros.
Jeff Bezos, de 54 anos, destronou Bill Gates, fundador da Microsoft, que passa a ocupar o segundo lugar da lista da Forbes com uma fortuna de 73 mil milhões de euros.
A terceira posição é ocupada por outro norte-americano, o investidor Warren Buffet, com 68 mil milhões de euros.
Um dos destaques do ano é o francês Bernard Arnault, que saltou para a quarta posição do ranking. O presidente do grupo LVMH, que detém marcas como a Louis Vuitton ou a Sephora, soma 58,4 mil milhões de euros.
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ocupa a quinta posição, com 57,6 mil milhões de euros.
Maria Fernanda Amorim, herdeira do império Amorim, é o único português a figurar na lista da "Forbes". Está na posição 382, com 4,1 mil milhões de euros.
De acordo com a “Forbes”, um número recorde de 2.208 bilionários integram a lista deste ano. Todos juntos valem 7,3 biliões de dólares, um aumento de 18%.
A fortuna das 20 pessoas mais ricas do mundo está avaliada em quase um bilião de euros, equivalente ao PIB do México.