Uma tartaruga ameaçada de extinção foi pai pela primeira vez aos 90 anos no Jardim Zoológico de Houston, no Estado norte-americano do Texas, de acordo com órgãos de comunicação locais.
Mr. Pickles foi pai de três filhotes: Dill, Gherkin e Jalapeño, tudo nomes de diferentes tipos de pickles. As três pequenas tartarugas distinguem-se pela cor da carapaça, sendo o Jalapeño o mais escuro, o Dill o mais claro e o Gherkin tem um ponto branco no centro.
Aos 90 anos, o Sr. Pickles (numa tradução direta para português) é o animal e pai mais velho do Zoo de Houston.
Os nascimentos são uma boa notícia para a espécie: a tartaruga-estrelada de Madagáscar está ameaçada não só pela caça furtiva para venda ilegal, como pelas poucas crias que costuma ter. Na China paga-se o equivalente a 46 euros para comer uma tartaruga destas.
Os três filhos do Sr. Pickles, que está no Zoo de Houston há 36 anos, são fruto da união com a sua companheira, Mrs. Pickles, de 53 anos, que chegou ao centro de conservação em 1996.
A Sra. Pickles (em igual tradução para português) foi ainda mãe de uma quarta cria, Fluke ("Acaso"), mas a tartaruga não é filha do residente nonagenário.
As pequenas tartarugas vão ficar no centro de répteis e anfíbios do zoológico até que tenham idade suficiente para se reunir com os pais.
O Zoo de Houston explicou, em comunicado, que os filhotes sobreviveram graças ao facto da equipa do centro ter detetado os ovos a tempo, transferindo-os para a sala de répteis e anfíbios para incubação, visto que o solo do Texas não é o melhor para as tartarugas.
Mr. Pickles é considerado a tartaruga-estrelada geneticamente mais valiosa no Plano de Sobrevivência de Espécies da Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos.