O selecionador nacional Roberto Martinez foi sintético na reação ao caso do beijo de Luis Rubiales a Jenni Hermoso, no final do campeonato do Mundo de Futebol Feminino. "Precisamos de conduta exemplar e isso não sucedeu", disse na conferência de imprensa da convocatória para os jogos da Eslováquia e Luxemburgo.
"Eu acho que os cargos públicos, cargos importantes, têm responsabilidades importantes", começou por introduzir Martinez sobre o compatriota.
Mais tarde perante a insiustência da agência de notícias espanhola EFE, Martinez voltou a repatir a mesma declaração que antes já tinha ensaiado, quando questionado sobre a forma como reagiram as autoridades ao caso.
Antes Martinez deu os parabéns às jogadoras espanholas pelo título e a selecção nacional feminina pela participação no mundial de futebol. "Em relação às navegadoras, um sentimento de orgulho, deram um passo em frente muito importante", avaliou, elogiando o treinador das lusas Francisco Neto.
Já sobre se o caso Rubiales pode prejudicar a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos, Roberto Martinez não acredita que a situação tenha impacto.
"Foi uma candidatura que deu muito trabalho, muitas horas de trabalho e que
está acima de qualquer pesssoa", acredita o treinador. "Não é o momento de uma pessoa que pode
dificiultar o trabalho de uma candidatura" acrescentou.
Rubiales está para já suspenso do cargo que ocupava e o Governo espanhol também já anunciou que iria levar o responsável a tribunal.