O Santuário de Fátima anunciou, esta quarta-feira, que vai enviar a sua “imagem peregrina n.º 1 para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá (JMJ), agendada de 23 a 27 de janeiro de 2019, onde o Papa Francisco vai estar presente”.
A notícia foi divulgada pelo arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, numa conferência de imprensa em que participou também o reitor do santuário português. O padre Carlos Cabecinhas falou da “muita alegria” que é enviar a “imagem Peregrina mais importante” para aquele acontecimento.
“Esta imagem peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, que deu várias vezes a volta ao mundo, mas desde 2000 já não sai do Santuário”, revelou aquele responsável, lembrando que foi nesse ano que a imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de onde só sai em “muito excecionalmente”, em ocasiões muito importantes. Será o que vai acontecer no próximo encontro mundial de jovens com o Papa, porque as JMJ são um “acontecimento eclesial de primeira importância”.
Lembrando que as Jornadas têm um “cunho mariano” desde que foram criadas pelo Papa S. João Paulo II, grande devoto de nossa senhora, o padre Carlos Cabecinhas considerou que esse já seria, por si só, um “motivo mais que suficiente para o envio de uma imagem para nós tão importante”. Mas “a grande devoção dos cristãos do Panamá a Nossa Senhora de Fátima” também foi um fator decisivo para aceitar o convite do Arcebispo Domingo Ulloa para que a imagem peregrina marque presença nas JMJ 2019.
Com o tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, o próximo encontro mundial de jovens com o Papa vai realizar-se na Cidade do Panamá no início de 2019. Será a primeira vez que terá lugar na América Central. Durante as comemorações do centenário das aparições, em 2017, o arcebispo do Panamá confiou a próxima JMJ à Virgem de Fátima. No símbolo do encontro estão representados o istmo do país, o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes.
Santuário de Fátima tem 13 imagens peregrinas
A imagem nº 1 da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma “circunstância extraordinária”.
Após uma visita ao Brasil, para comemorar os 500 anos da chegada de Pedro Alvares Cabral, em maio de 2000, foi colocada na exposição “Fátima Luz e Paz”, onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes.
Passados três anos, a 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.
A Imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiro para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, e que decorreu até ao dia 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, entre 13 de maio de 2015 e 13 de maio de 2016. Esteve ainda no Santuário de San Giovanni Rotondo em Itália, e no Patriarcado de Lisboa para a iniciativa “Terço Vivo”, em 2003.
Atualmente são 13 as imagens da Virgem Peregrina existentes, um número simbolicamente fixado. Neste ano de 2018, além das visitas em Portugal às dioceses de Évora, Lisboa, Aveiro, Leiria-Fátima e Santarém, a imagem de Nossa Senhora esteve ainda em Espanha, Itália, Canadá, Estados Unidos e no Benin.