O Santuário de Fátima e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) estão a promover a iniciativa #AndaComMaria desafiando os jovens a peregrinar, durante cinco dias, ao longo de 140km, num percurso que vai ligar Fátima a Lisboa, de 27 a 31 de agosto.
“Esta jornada, em parceria com o Corpo Nacional de Escutas e sempre na presença da Imagem N.º 2 da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, é feita num modelo de procissão que atravessa várias localidades, dando corpo ao mote deste encontro de jovens ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, informa o Santuário.
De acordo com a informação disponibilizada, o andor de Nossa Senhora de Fátima é levado a ombros na travessia dessas localidades e de carro, em marcha lenta, em outros momentos.
O programa começa no Santuário de Fátima, no dia 27 de julho, seguindo por Minde, Alcanena, Pernes, Santarém, Morgado, Valada, Azambuja, Vila Franca de Xira, culminando em Lisboa, no dia 31 de julho.
O último troço é feito em modo marítimo, sendo o andor de Nossa senhora de Fátima transportado numa embarcação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, escoltada por pescadores, particulares, escuteiros marítimos e Marinha Portuguesa.
Segundo o Corpo Nacional de Escutas, trata-se de “uma peregrinação, um desafio de superação, uma oportunidade de fé, oração e partilha, proposta por escuteiros de Portugal para jovens de todos os países, uma comunhão com diversas línguas, culturas, pertenças eclesiais, com pernoita em acantonamento e acampamento”.
Durante o percurso, estão previstos “momentos de oração, de silêncio, de canções, de partilhas, de festa, no estilo próprio do movimento escutista, onde todos os jovens serão muito bem-vindos”.
Todas as noites, na presença da Imagem N.º 2 da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, está previsto um momento de vigília aberto a toda a comunidade.
As inscrições são obrigatórias, e estão disponíveis aqui.