D. Alexis Shirahama preside e à Peregrinação Internacional Aniversária de outubro e, de olhos postos na Ásia e com o desejo de Paz no coração, o Santuário de Fátima encheu-se esta sexta-feira de luz para mais uma celebração que sublinha a atualidade da mensagem que a Virgem deixou há 101 anos.
A confirmação desta atualidade veio de Hiroshima, cidade-símbolo do sofrimento das primeiras vítimas da bomba atómica. Consequências tão devastadoras que agora a catedral de Hiroshima é um memorial da paz no mundo, como recordou, em Fátima, o seu bispo Monsenhor Alexis Shirahama.
Na homilia ficou patente a sua gratidão pela mensagem de Fátima e o que ela significa para a paz no mundo.
“Estamos gratos a Deus por nos ter dado a Santíssima Virgem Maria como ‘Mãe da Igreja’. Ela apareceu neste lugar, em Fátima, para nos mostrar a misericórdia de Deus. Caminhemos todos à luz da fé, com a ajuda da Mãe da Igreja, para construir o povo de Deus e para trazer a paz para o mundo”, disse.
Juntamente com o bispo de Hiroshima estão também em Fátima 50 fiéis da sua diocese e 103 mil testemunhos escritos de outros tantos católicos que, nestes dias rezaram no Japão o terço pelas intenções desta peregrinação.