O primeiro-ministro anunciou em Bruxelas que "a Comissão Europeia vai formalmente aprovar" esta sexta-feira o projecto de capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o que considera "muito positivo", pois dissipa definitivamente as dúvidas em torno do banco.
"Ao resolver este problema, estamos simultaneamente a resolver parte substancial do crédito mal parado no sistema bancário português, e isso é uma boa contribuição, não só para resolver o problema da Caixa, mas também para diminuir um problema de natureza sistémica", apontou António Costa, esta sexta-feira, numa conferência de imprensa no final de uma cimeira de líderes da União Europeia.
A Caixa registou um prejuízo recorde de 1,9 mil milhões de euros em 2016, avançou na quinta-feira a SIC Notícias. O PSD considera o valor grave e pede a comparência de Mário Centeno e de Paulo Macedo no Parlamento para prestar esclarecimentos.
O plano de recapitalização da CGD, negociado em 2016 com a Comissão Europeia, prevê um aumento de capital até 5 mil milhões de euros.