O presidente do Conselho Europeu convocou os líderes da União Europeia para uma cimeira extraordinária, no dia 23, para debater a crise dos refugiados. O anúncio foi feito por Donald Tusk, na rede social Twitter.
A cimeira tem início marcado para as 18h00 (17h00 de Lisboa) e tem lugar no dia seguinte a um conselho de ministros do Interior da UE, também marcado extraordinariamente para debater o problema dos fluxos migratórios.
Pedro Passos Coelho vai interromper a campanha eleitoral para participar nessa cimeira extraordinária da União Europeia. A informação foi avançada à agência Lusa por fonte do gabinete do primeiro-ministro.
A reunião foi marcada no mesmo dia em que o Parlamento Europeu aprovou a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros, além dos 40 mil já acordados desde Maio.
Mais de meio milhão de migrantes foram registados nas fronteiras da União Europeia desde o início do ano. É o dobro dos 280 mil contabilizados ao longo de 2014, informou a agência europeia de controlo de fronteiras - Frontex.