O Rei Carlos III de Inglaterra foi diagnosticado com cancro, revelou esta segunda-feira o Palácio de Buckingham.
O tipo de cancro não foi revelado, mas sabe-se que o monarca de 75 anos já iniciou tratamentos esta segunda-feira.
O monarca foi recentemente internado para um tratamento à próstata, mas o cancro não afeta aquela zona.
"Durante o recente procedimento hospitalar do Rei para tratar um aumento benigno da próstata, foi identificada uma questão separada de preocupação. Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro", indica o Palácio de Buckingham.
A mesma fonte oficial adianta que o Rei Carlos III mantém-se "totalmente positivo", está confiante no resultado do tratamento e espera regressar aos seus compromissos públicos o mais breve possível.
“O Rei está grato à sua equipa médica pela sua rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar. O Rei permanece totalmente positivo sobre o seu tratamento e espera regressar ao serviço público o mais rapidamente possível."
Apesar desta pausa nos compromissos públicos para tratar o cancro, o Rei Carlos III vai continuar a cumprir as suas funções constitucionais como chefe de Estado.
O Palácio de Buckingham sublinha que o chefe da família real britânica optou tornar público o diagnóstico de cancro para "evitar especulação" e para ajudar a consciencialização a sociedade para a questão das doenças oncológicas.
De acordo com a BBC, o príncipe Harry, que vive atualmente nos Estados Unidos, já falou com o pai e vai viajar para o Reino Unido nos próximos dias.
A mais recente aparição pública do Rei de Inglaterra aconteceu no domingo, durante uma ida à missa, em Sandringham, onde acenou aos populares.
Carlos III subiu ao trono em 2022, após a morte da sua mãe, a Rainha Isabel II. A cerimónia de coroação aconteceu a 8 de maio do ano passado.