Governo quer "app" para rastreio da Covid-19 até ao final de junho
11-06-2020 - 11:28
 • Renascença

A aplicação “StayAway” alega detetar, de forma anónima, redes de contágio da Covid-19 e informar os utilizadores quando estão ou estiveram em contacto com alguém infetado.

Veja também:


Até ao final do mês de junho, o Governo espera ter validada uma aplicação para telemóvel que rastreia pessoas infetadas pela Covid-19.

A aplicação chama-se “StayAway” e está, neste momento, em avaliação. O sistema permite, de forma anónima, detetar redes de contágio da Covid-19 e informar os utilizadores quando estão ou estiveram em contacto com alguém infetado.

De acordo com o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, o processo encontra-se em fase de análise pela Comissão Nacional de Proteção de Dados e pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

“Pela primeira vez, em Portugal, vamos ter um chamado dossier de impact assessment da avaliação do impacto da privacidade dados. Nunca tinha sido feito”, referiu o ministro em declarações a um podcast do Partido Socialista.

“Espero que, no prazo de uma semana, talvez na última semana de junho, tenhamos já o processo devidamente validado. Não apenas tecnicamente, mas também ao nível do gabinete de cibersegurança e da Comissão Nacional da Proteção de Dados”, explicou Manuel Heitor.