Carlos Moedas espera que, ainda antes de setembro, os transportes públicos em Lisboa passem a ser gratuitos para os maiores de 65 anos.
“Neste momento, o acordo está fechado. Vamos ter de implementar e aquilo que fiz foi pedir à TML [Transportes Metropolitanos de Lisboa] que o fizesse o mais rapidamente possível para aqueles que são os mais idosos”, afirmou o autarca aos jornalistas, nesta sexta-feira, à margem da assinatura do Acordo de Transportes Gratuitos entre a Câmara e os Transportes Metropolitanos de Lisboa.
O presidente da Câmara lisboeta quer “avançar mais rapidamente, porque estamos numa recuperação pós-covid e as pessoas precisam desta medida”.
Numa altura de recuperação da pandemia e a terminar o ano letivo, Carlos Moedas diz que a prioridade são as faixas etárias mais velhas e depois os estudantes
Com “os mais jovens, podemos começar no ano letivo e poderíamos começar, como normalmente, com os passes a partir de 1 de setembro até 15 de novembro. Mas, para os mais idosos, gostaria muito que a medida tomasse já corpo e fosse efetiva o mais depressa possível. Isso vai depender da capacidade operacional”, reforçou.
Segundo o acordo agora assinado, os transportes públicos vão passar a ser gratuitos a todos os residentes de Lisboa com idade superior a 65 anos, aos menores de 18 anos e aos estudantes do ensino superior até aos 23 anos.
A medida foi aprovada em assembleia municipal no dia 3 de maio.