O Governo luxemburguês mostrou, esta terça-feira, disponibilidade para receber pacientes com covid-19 oriundos de Portugal, caso o executivo assim o deseje.
A abertura foi dada pela ministra da Saúde luxemburguesa, Paulette Lenert, que assegurou a disponibilidade do país a tal cenário, adianta o jornal Contacto.
A decisão foi anunciada em resposta a deputados do Partido Pirata, que enviaram uma missiva onde questionavam o executivo luxemburguês sobre essa possibilidade, tendo em conta os "laços muito profundos que unem cidadãos portugueses e luxemburgueses".
Em resposta, Lenert adianta que o Governo luxemburguês está pronto a avançar, se for feito um pedido nesse sentido por parte de Portugal.
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, mostrou disponibilidade para receber doentes lusos para "aliviar" os hospitais de Portugal, mas assegura que o executivo liderado por António Costa ainda não fez chegar nenhum pedido nesse sentido, é dito no jornal Lux 24.
Não seria, de resto, a primeira vez que o Grão-Ducado receberia doentes covid de outros países: durante a primeira vaga, os hospitais do país receberam doentes franceses.
Segundo o jornal Contacto, o Luxemburgo registou, na semana passada, uma média de 147 novos casos diários de covid-19.