Mais de 100 pessoas da estrutura do Belenenses SAD estão em isolamento, devido a um surto da estirpe Ómicron da Covid-19, segundo confirmou à Lusa, esta terça-feira, fonte oficial da equipa da I Liga.
Entre toda a estrutura do Belenenses SAD – jogadores, equipa técnica e "staff" das equipas principal e de sub-23 – e os contactos diretos dos 13 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus confirmados nos azuis, o número de pessoas em isolamento ultrapassa a centena.
Apenas na estrutura do Belenenses SAD, são cerca de 70 os elementos que estão em isolamento profilático, decretado pelas autoridades de saúde. Medida que, segundo a mesma fonte, está a ir "mais além" do que aquilo que o protocolo sanitário prevê, uma vez que os casos são originários da nova variante, detetada recentemente na África do Sul.
Entretanto, todos os jogadores e membros de equipa técnica e "staff" do Benfica, que defrontou o Belenenses no sábado, no Jamor, a contar para a jornada 12 do campeonato, testaram negativo ao novo coronavírus.
O que aconteceu no Belenenses SAD-Benfica
No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de João Monteiro ter alegado lesão, deixando os azuis sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).
Na segunda-feira, o Belenenses SAD pediu a repetição do jogo com o Benfica, baseando-se no art. 45.º, n.º 4 do Regulamento de Competições, segundo o qual "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar com "natureza urgente" ao Belenenses SAD, devido à insuficiência de jogadores que levou ao fim antecipado do jogo com o Benfica, de acordo com comunicado do organismo.
[notícia corrigida às 17h41 - faltava uma palavra no primeiro parágrafo]