A Santa Sé anuncia formalmente a “peregrinação” de Francisco no Centenário das Aparições. O Papa visita o Santuário de Fátima a 12 e 13 de Maio do próximo ano.
"Por ocasião do Centenário das Aparições da Bem-Aventura Virgem Maria na Cova da Iria, e acolhendo o convite do presidente da república e dos bispos portugueses, Sua Santidade o Papa Francisco irá em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de 12 a 13 de Maio de 2017", refere uma nota do Vaticano enviada à Renascença pela Nunciatura Apostólica (representação diplomática da Santa Sé) em Portugal.
O Bispo de Leiria e Fátima mostra satisfação com a vinda do Papa que é também, diz D. António Marto, um momento de responsabilidade e de renovação da fé.
Em Novembro, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa confirmou a notícia avançada pela Renascença de que o Papa visitaria Portugal em 2017. D. Manuel Clemente contou à agência Ecclesia que Francisco lhe confidenciou essa vontade e que foi muito claro, afirmando: “Eu quero ir a Fátima, só a Fátima, ver a Senhora”.
Desta vez, não há visita de Estado, mas apenas uma peregrinação a Fátima que nem dura 24 horas.
O avião da Alitalia deverá aterrar pelas 16h30 de 12 de Maio e a partida (provavelmente, com a TAP) será no dia 13 de Maio, logo a seguir ao almoço com os bispos portugueses.
Francisco deverá ainda receber cumprimentos privados do Presidente da República e de alguns governantes, ainda na base de Monte Real, antes de chegar a Fátima.
Os detalhes do programa serão apenas divulgados pelo Vaticano, um ou dois meses antes da visita.