Nuno Barreto, assessor do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi exonerado. A notícia foi avançada pela SIC Notícias e já confirmada pelo Governo.
O assessor infringiu o Código de Conduta do Executivo liderado por António Costa, ao aceitar que uma viagem à China em Janeiro de 2017 fosse paga pela empresa Huawei.
Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros: "Tendo o Adjunto Nuno Miguel Jorge Barroso de Almeida Barreto hoje colocado o seu lugar à disposição do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi o mesmo exonerado, nesta data, das suas funções."
Nuno Miguel Jorge Barroso de Almeida Barreto é técnico especialista do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Hoje o jornal Observador noticiou uma quebra do Código de Conduta por parte de Nuno Barreto indicando que este "fez uma viagem à China em que a estadia foi paga pela empresa chinesa [Huawei] em Janeiro de 2017", já depois de ter sido aprovado o Código de Conduta do XXI Governo Constitucional.
Ao abrigo do Código de Conduta do executivo liderado por António Costa: "Os membros do Governo abstêm-se de aceitar a oferta, a qualquer título, de pessoas singulares e colectivas privadas, nacionais ou estrangeiras, e de pessoas colectivas públicas estrangeiras, de bens, consumíveis ou duradouros, que possam condicionar a imparcialidade e a integridade do exercício das suas funções".