São 200 euros de apoio mensal - os Países Baixos prometem desconto nas rendas para jovens entre os 18 e os 30 anos que se mudem para complexos residenciais para idosos.
Destinado a promover a "vida intergeracional" e a incentivar um maior contacto entre os inquilinos mais jovens e os mais velhos, o subsídio vai ao encontro dos desafios que os Países Baixos enfrentam na prestação de cuidados e apoio à população idosa, enquanto responde às necessidades da geração mais jovem de encontrar habitação a preços acessíveis.
A ministra dos Cuidados de Longa Duração e do Desporto, Connie Helder, lançou a proposta e abriu uma consulta até dia 23 para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre este regime, antes de o viabilizar.
A proposta prevê uma redução de 200 euros por mês nas rendas dos quartos das habitações para idosos para os jovens inquilinos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos "que queiram contribuir ativamente para a qualidade de vida e para a interação" entre as gerações, o que promoveria o sentido de comunidade, o benefício mútuo e a compreensão.