Desconvocada greve no Metro de Lisboa marcada para esta terça-feira
10-12-2024 - 00:53
 • Ricardo Vieira, com Lusa

Negociações resultaram num “acordo sobre variáveis remuneratórias relativas a 2023 e 2024, bem como regularização de horários”, indica o Governo.

A maioria dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiu a desconvocação da greve parcial prevista para esta terça-feira, após aceitação da proposta da empresa para satisfazer as suas reivindicações, adiantou à Lusa fonte sindical.

Os trabalhadores reunidos em plenário na segunda-feira à noite "decidiram maioritariamente pela aceitação da proposta da empresa e por consequência a suspensão das greves", referiu Sara Gligó, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Sara Gligó explicou ainda que a greve ao trabalho suplementar e aos eventos especiais que estava a decorrer também ficou suspensa.

Antes, durante um plenário realizado na manhã de segunda-feira, a maioria dos trabalhadores tinha votado também a favor da proposta da empresa.

Em comunicado enviado à Renascença, a administração do Metropolitano de Lisboa “congratula-se com o desfecho destas negociações e enaltece o espírito construtivo que permitiu a conciliação de posições”.

O Ministério das Infraestruturas revela, por seu lado, que as negociações resultaram num “acordo sobre variáveis remuneratórias relativas a 2023 e 2024, bem como regularização de horários”.

O ministro Miguel Pinto Luz “congratula-se com o entendimento alcançado e com a suspensão da paralisação e reitera a sua postura de continuidade para o diálogo com os sindicatos do setor”, adianta um comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

[notícia atualizada às 02h18]