A área ardida em Monchique é já de 173,39 quilómetros quadrados, equivalendo já a quase duas vezes a área do concelho de Lisboa, que tem cerca de 100 quilómetros quadrados.
Os dados, recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), revelam que o incêndio que que começou em Monchique na sexta-feira, e que já alastrou aos concelhos de Silves e Portimão, já queimou um total de 17.339 hectares.
O EFFIS, baseado no sistema de satélites europeu Copernicus, é uma das ferramentas que a Comissão Europeia disponibilizou no auxílio ao Estado português no combate ao incêndio que continua a lavrar com intensidade naquela zona do Algarve.
Estes dados são, no entanto, ainda provisórios uma vez que o satélite faz estimativas com base nas diferenças de temperatura registadas no solo de 80% da área total ardida. Os valores avançados pelo mecanismo são, depois, confirmados pelas autoridades nacionais.
Os totais contabilizados tendem, por isso, a ser mais elevados.
A isto soma-se o facto de, à hora de publicação desta notícia, a contabilização da área ardida durante esta terça-feira ainda não foi atualizada na ferramenta do EFFIS.