Os portugueses preferem Pedro Nuno Santos como secretário-geral do PS (52%). O antigo ministro das infraestruturas é também o candidato socialista com maior probabilidade de chegar a primeiro-ministro (50%).
De acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, José Luís Carneiro (38%) só bate o seu rival (34%) quando se pergunta quem daria um melhor primeiro-ministro.
Aqui, o ministro da Administração Interna destaca-se entre os que residem na Região Norte, os que têm 65 ou mais anos, e os que têm rendimentos mais altos.
No universo socialista, o preferido para liderar o partido continua a ser Pedro Nuno Santos (61%). Os militantes acreditam que é o que tem mais probabilidade de chefiar o Governo (59%).
Sobre o que deve fazer o Partido Socialista em caso de vitória sem maioria absoluta nas eleições de 10 de março, os portugueses parecem divididos. 46% defendem acordos ou coligações à esquerda e 41% preferem um Governo minoritário.
Entre os eleitores socialistas, 60% preferem entendimentos com bloquistas e/ou comunistas, enquanto 30% defendem que o PS governe em minoria.