As forças russas lançaram um total de 44 'drones' hoje de madrugada contra 13 das 24 regiões ucranianas, dos quais as defesas aéreas ucranianas conseguiram abater dois, segundo a força aérea da Ucrânia.
A mesma fonte indicou que os 'drones' foram lançados a partir da região russa de Kursk, do território de Primorsko-Akhtarsk e da península ocupada da Crimeia. A Ucrânia não reportou nenhuma morte ou grandes danos materiais no ataque.
Durante o ataque, no qual a Rússia disparou também um míssil aéreo guiado Kh-59 e um míssil Kh-31P, foram ativadas defesas aéreas ucranianas sobre o território das regiões de Kiev e Chernihiv (norte), Kirovograd, Dnipropetrovsk e Poltava (centro), Kharkiv e Sumi (nordeste), Mikolayiv e Kherson (sul), Zaporizhzhia (sudeste), Donetsk (leste) e Lviv e Vinitsia (oeste).
Entretanto, a brigada ucraniana Azov anunciou esta sexta-feira ter recuperado o controlo parcial da cidade de Niu-York aos russos durante um contra-ataque bem-sucedido nesta localidade na região de Donetsk (leste), um raro avanço ucraniano nesta área durante meses.
A brigada Azov anunciou na rede social Telegram que conseguiu "recuperar o controlo de parte de Niu-York e desbloquear" soldados ucranianos "cercados por forças inimigas".
Nos últimos 10 dias, a Rússia lançou ataques maciços com 'drones' em território ucraniano quase diariamente.
Por vezes, a chuva de 'drones' foi acompanhada por um grande número de mísseis.