Uma onda de amor, apoio e solidariedade seguiu-se ao anúncio de Kate Middleton, Princesa de Gales, de que está a lutar contra um cancro.
O rei Carlos III de Inglaterra afirmou que está "muito orgulhoso" da sua nora, pela "coragem em falar como falou" sobre o cancro que lhe foi diagnosticado.
O monarca, que também sofre de cancro, mantém-se em estreito contacto com a sua "adorada nora", declarou um porta-voz do Palácio de Buckingham, a residência da família real.
Após terem estado juntos no hospital e ambos terem sido operados em janeiro, Carlos III tem mantido o contacto com a nora nas últimas semanas e tanto o rei como a Rainha Camila "continuarão a oferecer o seu amor e apoio a toda a família neste momento difícil", adiantou o porta-voz.
O príncipe Harry e a mulher Meghan Markle desejaram saúde e privacidade para Kate Middleton. A posição do irmão do príncipe William foi divulgada através de um comunicado difundido pelas agências internacionais.
“Desejamos saúde e cura para Kate e sua família, e esperamos que eles possam fazê-lo de forma privada e em paz”, apelam o duque e a duquesa de Sussex.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirma que "a princesa de Gales tem o amor e o apoio de todo o país enquanto continua a sua recuperação”.
“Demonstrou uma enorme coragem com a sua declaração de hoje. Nas últimas semanas, ela tem sido sujeita a um intenso escrutínio e tem sido tratada injustamente por certos setores da comunicação social em todo o mundo e nas redes sociais. Quando se trata de questões de saúde, como todas as outras pessoas, ela deve ter privacidade para se concentrar no seu tratamento e estar com sua amada família", declarou Sunak.
Dos Estados Unidos, o gabinete do Presidente Joe Biden diz que recebeu a notícia com “incrível tristeza” e deseja a recuperação total de Kate.
O primeiro-ministro Canadiano, Justin Trudeau, refere que, nesta altura, difícil, “os seus pensamentos estão com a princesa de Gales, com os seus filhos e com toda a família real”.
“Em nome dos canadianos, envio o meu apoio enquanto Kate Middleton está em tratamento. Desejamos uma rápida recuperação”, declarou Trudeau.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a mulher Brigitte também já manifestaram apoio à princesa de Gales.
"Sua Alteza, neste período difícil que está a atravessar, Brigitte e eu desejamos-lhe uma recuperação total. A sua força e resiliência inspiram-nos a todos", afirma Macron.
A princesa de Gales foi submetida a uma cirurgia abdominal em janeiro na London Clinic, no centro da capital britânica, o mesmo centro médico onde o monarca foi operado a um crescimento benigno da próstata.
A nota do palácio foi difundida hoje, depois de a princesa Catarina ter divulgado um vídeo gravado para todo o país, no qual admitiu que, após uma operação abdominal bem sucedida, os médicos detetaram que o cancro estava presente.
Como explicou a princesa, os especialistas recomendaram o tratamento de quimioterapia, que está na sua fase inicial.
A esposa do Príncipe William, herdeiro da coroa britânica, admitiu que a notícia da sua doença causou um grande "choque" em toda a família e que tanto ela como o marido tiveram que processar o que tinha acontecido e encontrar o momento certo para contar o sucedido aos seus três filhos pequenos, os príncipes George, Charlotte e Louis.
A notícia do cancro da princesa foi divulgada após semanas de intensa especulação nas redes sociais sobre a sua doença ou o seu paradeiro.