Há mais 400 milhões de euros para a construção de 26 mil casas até 2026. A medida foi aprovada esta quarta-feira em Conselho de Ministros.
O Governo autorizou esta quarta-feira o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHUR) a reforçar a sua dotação nacional, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
A medida, aprovada em Conselho de Ministros eletrónico, garante o financiamento a 100% das novas habitações, em linha com as estimativas apresentadas pelos municípios.
Este é o segundo reforço de verba no espaço de poucos meses para a construção de novas habitações.
O programa tinha uma dotação inicial de 1.200 milhões de euros, no âmbito do PRR, mas a inflação no setor da construção obrigou o Governo anterior a renegociar com a Comissão Europeia.
“Tendo em vista a implementação da estratégia de aceleração do PRR preconizada pelo Governo na componente da Habitação, foi aprovada uma programação plurianual de despesa que garanta a previsibilidade da mesma e assegure a cabal execução dos projetos incluídos no PRR e o cumprimento do objetivo estabelecido”, refere o Governo, em comunicado.