A presidente da Câmara de Paris anunciou a intenção de abrir um campo de refugiados na cidade, em oposição à vontade do Governo.
Numa conferência de imprensa realizada esta terça-feira, Anne Hidalgo anunciou que o campo deve estar pronto para ser inaugurado no prazo de um mês e que cumprirá com as normas das Nações Unidas.
A confirmar-se, este será o primeiro campo de refugiados aprovado pela câmara municipal de Paris.
Segundo a autarca, o campo serviria como centro de dia para migrantes e refugiados, oferecendo ainda instalações para “quem nada tem”.
“A Europa não está à altura da crise humanitária destes refugiados e o nosso país também não. Paris não ficará de braços cruzados enquanto o Mediterrâneo se torna um cemitério de refugiados”, afirmou Anne Hidalgo, em declarações reproduzidas pelo jornal “The Telegraph”.
França tem centenas de milhares de refugiados e migrantes, muitos em Paris mas sobretudo na região de Calais, onde aguardam a possibilidade de atravessar o Canal da Mancha e chegar ao Reino Unido.
Por regra, o Governo francês tem evitado a construção de campos de refugiados, preferindo demolir os campos ilegais que já existem, para dissuadir os refugiados de permanecer no país.