A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP) já registou mais 400 ocorrências devido ao mau tempo que se faz sentir em todo o país.
“Registamos até este momento um total de 413 ocorrências sem grande gravidade, onde predominam as situações relacionadas com a queda de ramos e árvores, num total de 207. Não há situações graves a registar”, disse à Renascença, pelas 13h00 desta quarta-feira, o comandante Miguel Cruz, adjunto nacional de operações da Proteção Civil.
A neve e o gelo obrigaram ao corte de diversos itinerários nos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Bragança, mas ao início da tarde desta quarta-feira já não havia nenhuma via principal estava cortada ao trânsito por causa do mau tempo.
“Temos apenas pequenas situações de vias municipais condicionadas nos distritos de Vila Real e Bragança, devido à queda neve. Estão a ser realizados os trabalhos de limpeza”, adianta o comandante Miguel Cruz.
O alerta amarelo está em vigor até às 20h00 de sexta-feira, mas pode ser prolongado se o mau tempo continuar, afirma o adjunto nacional de operações da Proteção Civil.
Falhas de energia em vários concelhos
Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu, estão hoje com falhas no abastecimento de energia elétrica, em consequência do mau tempo.
Fonte da EDP disse hoje à agência Lusa que estão no terreno "170 operacionais", em colaboração com a Proteção Civil e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), para conseguirem "alcançar as zonas afetadas".
"Foram já reparadas as avarias nos concelhos de Sabrosa, Ribeira de Pena e Pinhel, através da instalação de geradores", esclareceu.
Cerca das 12h00, a mesma fonte informou que tinham sido já "ligados à rede dez geradores", estando outros "a caminho", para que se possa restabelecer a energia elétrica nos concelhos atingidos.
"Temos registo de sete concelhos afetados, mas isso não significa que estão completamente sem fornecimento de energia", acrescentou.
A queda de neve que se registou na região tem "dificultado o trabalho das equipas da EDP", mas a empresa espera resolver as avarias durante o dia de hoje "se não houver um agravamento das condições climatéricas".
"Até ao final do dia, com a cooperação da Proteção Civil e da GNR, estimamos concluir todos os trabalhos e conseguir ligar os geradores necessários para abastecer a população afetada", afirmou.
A empresa deixa ainda um aviso, relativamente à colocação de geradores por particulares, para que sejam instalados em "locais ventilados", uma vez que "o uso não adequado de geradores pode provocar intoxicações", deixando também um alerta à população para que "não toque nas linhas elétricas atingidas".