Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
Espanha reabre fronteiras terrestres com Portugal e França a 22 de junho. O anúncio foi feito pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto.
"No caso de França e de Portugal, quero confirmar que, a partir de 22 de junho, as restrições à mobilidade terrestre serão eliminadas", anunciou a ministra num encontro com a imprensa internacional.
“Em princípio, as quarentenas serão eliminadas”, acrescentou a ministra espanhola.
O Governo espanhol antecipa assim a data de abertura das fronteiras em uma semana, depois de, em 25 de maio, ter anunciado que ia levantar as restrições ao movimento de pessoas, nomeadamente a turistas estrangeiros, apenas em 1 de julho.
As autoridades espanholas encerraram as fronteiras em meados de março, com a entrada em vigor do estado de emergência, a fim de impedir a propagação do novo coronavírus. As exceções eram residentes, trabalhadores transfronteiriços e camionistas.
A reabertura das fronteiras está a acontecer um pouco por toda a Europa. Itália, que foi durante algum tempo o epicentro da pandemia, restabeleceu na quarta-feira a livre circulação de pessoas e a Alemanha já anunciou o mesmo para 15 de junho.
A pandemia de Covid-19 já matou mais de 388 mil pessoas em todo o mundo e infetou mais de 6,4 milhões desde dezembro, altura em que o novo coronavírus foi descoberto na China.
Na Europa, entre os países mais atingidos, a Bélgica continua a ser o que apresenta maior número de mortos face à sua população, com 82 óbitos por cada 100.000 habitantes, seguido pelo Reino Unido (59), por Espanha (58), Itália (56) e Suécia (45).
Portugal, com 1.447 mortes registadas e 33.261 casos confirmados, é o 24.º país do mundo com mais óbitos e o 29.º em número de infeções.