A Belenenses SAD já começa a preparar o regresso à atividade a partir de casa, informou o clube em atualização do boletim clínico.
Os jogadores que estão negativos estão a realizar exercícios que podem facilitar o regresso à competição logo que a Direção-Geral de Saúde o autorize.
Os números mantém-se os mesmos no clube: há 79 elementos em isolamento e 19 positivos à Covid-19, com a variante Ómicron. Entre eles, doze são futebolistas, dois pertencem ao departamento médico, três pertencem à equipa técnica e duas fazem parte do staff.
A novidade vai para a confirmação dos cinco casos suspeitos, familiares dos infetados, que foram confirmados como positivos para a nova variante.
De acordo com a nota, "as pessoas infetadas apresentaram-se na sua maioria com sintomas de congestão nasal e tosse, algumas com alguma febre, nada que inspire cuidados médicos especiais".
O clube está em isolamento total até ao dia 10 de dezembro. No dia 11, há jogo agendado frente ao Estoril. Esta sexta-feira, a Liga de Clubes adiou o jogo deste fim-de-semana com o Vizela para 2 de janeiro, uma data contestada pela SAD do clube minhoto.
O que aconteceu no Belenenses SAD-Benfica?
No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de João Monteiro ter alegado lesão, deixando os azuis sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).
Na segunda-feira, o Belenenses SAD pediu a repetição do jogo com o Benfica, baseando-se no art. 45.º, n.º 4 do Regulamento de Competições, segundo o qual "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar com "natureza urgente" ao Belenenses SAD, devido à insuficiência de jogadores que levou ao fim antecipado do jogo com o Benfica, de acordo com comunicado do organismo.