Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Liga Portugal anunciou, em comunicado, que celebrou um acordo com os laboratórios Unilabs, que permite aos clubes realizarem testes à Covid-19, "com condições de segurança, antes do regresso aos treinos e jogos, na retoma da competição".
No entanto, fica esclarecido que a realização dos testes depende da existência de testes restantes para todas as equipas, uma vez que os testes à população geral serão prioritários.
"A operacionalização deste acordo apenas poderá ocorrer mediante a existência de excesso na capacidade disponível, pelo que a realização dos testes junto dos clubes não poderá colocar, em momento algum, as necessidades de saúde publica do país e dos portugueses na utilização deste tipo de testes de deteção e rastreio", pode ler-se.
Sónia Carneiro, diretora-executiva da Liga, diz que esta "é uma parceria muito importante”, na medida que “permite aos clubes pensarem na retoma da competição com as melhores condições possíveis, e em total segurança para todos os intervenientes”. “
Os jogadores vão efetuar dois testes à Covid-19 num período de 48 horas antes de cada jogo e têm que se manter em recolhimento domiciliário, segundo o Código de Conduta aprovado pela Direção-Geral de Saúde para o regresso do futebol.
Várias equipas da I Liga tiveram testes positivos nos respetivos plantéis, como o Benfica, Belenenses SAD, Vitória de Guimarães, Famalicão e Moreirense.