O valor da vida “é inviolável” para a Comunidade Israelita de Lisboa
16-05-2018 - 07:34
 • Ana Lisboa

É a posição do rabino Natan Peres, a propósito da conferência sobre eutanásia que decorre esta quarta-feira em Lisboa.

Veja também:


O rabino da Comunidade Israelita de Lisboa admite que houve unanimidade em relação ao tema da eutanásia entre as diferentes confissões religiosas que fazem parte do Grupo de Trabalho Inter-Religioso.

Natan Peres sublinha que “cada religião pode ter a sua filosofia específica em relação à importância da vida. Mas em relação ao tema geral de que precisamos estar juntos e perante este debate na sociedade portuguesa, eu acho que foi unânime”.

No entender deste rabino, “isto também mostra que há oportunidade de colaboração entre as religiões”.

“É um tema importante não só para a comunidade judaica”, mas “que preocupa a todos”.

É que, “no judaísmo, o valor da vida é algo tão inquestionável, importante e fundamental que acho que podemos contribuir no ponto positivo e focar no valor da vida”, explica ainda.

O rabino de Lisboa diz também que tem acompanhado a discussão em torno da eutanásia para poder perceber o ponto de vista e o contexto dos debates na sociedade portuguesa.

Interrogado sobre se alguma vez enfrentou situações limite em hospitais no âmbito da assistência religiosa, garantiu que já lidou com” esse tipo de dilema”, mas não em Portugal onde está há pouco tempo, mas sim na Holanda.