O Papa saudou a participação conjunta das Coreias nos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam esta quinta-feira na cidade sul-coreana de Pyeong Chang.
Durante a audiência geral desta quarta-feira, Francisco sublinhou que "a tradicional trégua olímpica adquire este ano especial importância", porque “as delegações das duas Coreias vão desfilar juntas, sob uma só bandeira e vão competir como uma só equipa".
"Isto traz-nos esperança num mundo em que os conflitos se resolvem pacificamente com diálogo e respeito recíproco, tal como o desporto nos ensina a fazer”, acrescentou.
Francisco cumprimentou o Comité Olímpico Internacional, os atletas que participam na competição, as autoridades e o povo da península da Coreia.
Disse ainda que reza e renova “o empenho da Santa Sé para apoiar todas as iniciativas úteis a favor da paz e do encontro entre os povos” e espera “que estas Olimpíadas sejam uma grande festa da amizade e do desporto”.
“Migrações sem tráfico. Sim à liberdade! Não ao tráfico!”
Na mesma ocasião, o Papa fez também um apelo relacionado com o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, cujo tema deste ano é: “Migrações sem tráfico. Sim à liberdade! Não ao tráfico!”
Francisco recordou as poucas possibilidades de canais regulares de migração, facto que leva muitos migrantes a “aventurar-se por outras vias, onde os esperam abusos de todos os tipos, exploração e redução à escravidão”.
Neste contexto, “as organizações criminais que se dedicam ao tráfico de seres humanos, utilizam estas rotas migratórias para esconder as próprias vítimas entre os migrantes e os refugiados”.
O Papa convidou “cidadãos e instituições, a unirem esforços para prevenir o tráfico e garantir proteção e assistência às vítimas” e a rezar a Deus “para que converta o coração dos traficantes e dê a esperança de recuperação da liberdade a quantos sofrem por causa desta praga vergonhosa”.