Pandemia leva Papa a quebrar tradição com décadas
07-12-2020 - 20:10
• Aura Miguel
Francisco não irá sair do Vaticano para ir à Praça de Espanha para a tradicional homenagem à Imaculada Conceição.
A pandemia impede o Papa a cumprir uma tradição de décadas. Desta vez, Francisco não sai do Vaticano para ir à Praça de Espanha para a tradicional homenagem à Imaculada Conceição.
Desde que Pio XII visitou pela primeira vez a estátua da Virgem, para lhe oferecer um cesta de flores brancas a 8 de dezembro de 1953, a tradição manteve-se até hoje.
Sempre a 8 de dezembro, a Praça de Espanha, no coração comercial de Roma, enche-se de fiéis para saudar o Papa. João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco nunca faltaram ao encontro para confiar a Maria o destino de Roma e da Itália. Excepto este ano, em que "para evitar aglomerações e riscos de contágio para os fiéis”, Francisco vai realizar “um ato privado de devoção”.
Num comunicado divulgado há dias, a Santa Sé esclarece que “o Pontífice vai confiar a Nossa Senhora, não somente a Cidade Eterna e os seus habitantes, como é costume, mas desta vez também vai incluir os muitos doentes de todo o mundo.”
Ainda neste 8 de Dezembro, como habitualmente às 11h (hora portuguesa), o Papa Francisco profere a oração do angelus da janela do Palácio Apostólico, na Praça de São Pedro