João César das Neves, Catedrático de Economia na Universidade Católica e Viriato Soromenho Marques, especialista em questões do ambiente, foram os dois convidados do Princípio e Fim que vieram falar sobre os 3 anos do pontificado do Papa. O economista considerou que a novidade deste pontificado não é o conteúdo, mas a forma e o estilo do Santo Padre.
Já Viriato Soromenho Marques disse que recebeu com grande satisfação a Encíclica “Laudato Si". E lembra que já outros Papas tinham apontado para a necessidade de repensar o desafio ecológico, mas o que este documento propõe é uma revisão de vida.
E em dia de aniversário, Francisco decidiu assinalar esta data e ofereceu um Evangelho de bolso aos milhares de peregrinos que se juntaram esta manhã na Praça de S. Pedro, no Vaticano.
Conversámos também com Marcin Zatyka, um jornalista polaco que lançou um livro sobre João Paulo II e a influência que teve na política polaca e na integração da Polónia na União Europeia.
“João Paulo II e a integração polaca na Europa Unida” é baseado na tese de doutoramento de Marcin, jornalista da agência católica polaca, correspondente em Lisboa.
Outro tema abordado no programa teve a ver com duas iniciativas no âmbito do Dia do Pai: 31 portugueses foram desafiados a falar sobre “O encantamento mágico de ser pai”. Uma iniciativa prolonga-se por todo o mês de Março, com a publicação de um depoimento por dia.
E na próxima quinta-feira, dia 17, o Dia do Pai vai ser também assinalado com o lançamento de um livro que fala da figura de S. José e cujas receitas revertem para a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
Falámos ainda da Associação Vale d’Acor, que já recebeu os donativos dos ouvintes da Renascença recolhidos durante a campanha de Natal. Foram quase 60 mil euros que vão servir para financiar negócios sociais, que garantem sustentabilidade à instituição e emprego para alguns dos utentes.
Em Seia um padre está a promover duas campanhas de solidariedade nas paróquias que dirige. O objectivo é "dar de comer a quem tem fome e vestir os nús", duas obras de misericórdia.
A crónica deste programa foi assinada pelo jornalista Joaquim Franco.