A Cáritas Portuguesa inicia esta terça-feira em Setúbal a VI Semana de Formação Cáritas, sob o lema “Cuidar de Todos”. A iniciativa, prevista para a Casa de Oração Santa Rafaela Maria, de Palmela, vai prolongar-se até ao dia 20 e reúne os diferentes níveis de intervenção na família Cáritas: nacional, diocesano e paroquial.
De acordo com a página da Cáritas Portuguesa, “esta semana de Formação é parte integrante do Plano Estratégico da Cáritas em Portugal e foi pensada para dar resposta às necessidades que se sentem quer ao nível do conhecimento geral sobre a Cáritas (o que somos, qual a nossa identidade e missão) nacional, mas também na sua dimensão europeia e internacional”. “Ao mesmo tempo pretende através de diferentes workshops e conferências proporcionar uma reflexão conjunta, debate e partilha de boas práticas a partir de realidades distintas”, pode ler-se.
Perante a atual realidade e as muitas mudanças sociais, económicas e políticas, “a rede nacional Cáritas depara-se com a necessidade de responder a novas realidades e problemáticas que são comuns ao nível da rede nacional e, por isso, esta Semana de Formação Cáritas é também uma oportunidade de encontrar caminhos comuns e metodologias de trabalho para promover a rentabilização de recursos e de sinergias. Numa missão que é desenvolvida por mais de 1.500 colaboradores, nas 20 Cáritas Diocesanas e com o envolvimento de milhares de voluntários esta semana é também um espaço de convívio, de estar em equipa e de espiritualidade”.
O Programa e outras informações sobre a iniciativa podem ser consultadas em caritas.pt/semanadeformacaocaritas/