O clérigo populista e nacionalista Moqtada al-Sadr, um adversário de longa data dos Estados Unidos, venceu as eleições parlamentares iraquianas, anunciou esta segunda-feira a comissão eleitoral.
Nas primeiras eleições desde a derrota do autoproclamado Estado Islâmico, Moqtada al-Sadr consegue um triunfo surpreendente.
Em segundo lugar ficou o partido de Hadi al-Amiri, o líder de uma milícia xiita que conta com o apoio do governo do Irão.
O partido do primeiro-ministro Haider al-Abadi, que chegou a ser dado como favorito, não foi além da terceira posição.
Os resultados preliminares anunciados esta segunda-feira têm por base 91% dos votos contados em 16 das 18 províncias do Iraque.
O movimento do clérigo Moqtada al-Sadr não concorreu nas duas províncias que falta apurar e o resultado não vai impedir a sua vitória.
O xiita Moqtada al-Sadr não é aliado nem do Irão nem dos Estados Unidos e já liderou duas revoltas contra a intervenção norte-americana no Iraque.
Apesar da derrota nas eleições parlamentares, Haider al-Abadi poderá continuar no cargo de primeiro-ministro no âmbito de um Governo de coligação que será formado nos próximos 90 dias.
“Estamos preparados para trabalhar e cooperar na formação de um Governo forte, livre de corrupção”, afirmou Abadi.