Crianças da República Centro-Africana precisam de ajuda urgente
27-11-2015 - 09:24
 • João Cunha

Dados da UNICEF: meio milhão de crianças, metade delas com menos de cinco anos, necessita de ajuda humanitária urgente. Dois milhões já foram afectadas pela violência no país.

Há mais de um milhão de crianças necessita de ajuda humanitária urgente na República Centro-Africana, um dos países que o Papa Francisco vai visitar, no âmbito da viagem pastoral a África.

Os dados são avançados pela UNICEF, a agência das Nações Unidas para a Infância, indica que na República Centro-Africana, e mostram ainda que quase metade das crianças nessa situação tem menos de cinco anos e sofre de desnutrição.

A UNICEF revela também que recebeu, este ano, metade dos mais de 70 milhões de dólares necessários para providenciar ajuda urgente a estas crianças...

Outro dado a reter: mais de dois milhões de crianças foram afectadas pela violência que assola o país desde finais de 2012, quando o poder foi tomado pelos rebeldes muçulmanos Séléka. Cerca de 400 mil pessoas foram obrigadas a deixar os locais onde viviam. Meio milhão deixou o país.