O jogo entre a Coreia do Norte e a Malásia, agendado para 8 de Junho em Pyongyang, foi adiado pela Confederação Asiática de Futebol (AFC). Nelo Vingada, recentemente contratado para seleccionador da Malásia, terá de esperar mais algum tempo para se estrear no cargo.
A AFC justifica a decisão com a preocupação com a "tensão geopolítica na Península da Coreia", depois do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ter dito que havia uma "grande possibilidade" de conflito com a Coreia do Norte.
As relações diplomáticas entre a Malásia e os norte-coreanos, fragilizadas desde Fevereiro quando o irmão de Kim Jon Un foi assassinado no Aeroporto de Kuala Lumpur, em território malaio, também pesaram na decisão da AFC. O jogo estava, inicialmente, previsto para 8 de Maio, mas a Federação da Malásia, à luz destes acontecimentos, tinha feito uma exposição à AFC, alegando falta de condições de segurança para os seus jogadores, em Pyongyang.
A AFC adiou o jogo para 8 de Junho, mas agora reagenda o encontro para 5 de Outubro, em local a definir. "A AFC foi obrigada a reconsiderar a decisão, devido a questões de segurança", informou o organismo, em comunicado.