Calor em Portugal e Espanha pode bater recorde europeu
02-08-2018 - 13:20

Segundo alguns meteorologistas britânicos, sexta e sábado podem ser os dias mais quentes dos últimos anos. Em 2003, temperatura chegou aos 47,4 graus em Portugal. No ano passado atingiu os 47,3 em Espanha.

O recorde europeu em termos de temperatura máxima está em 48 graus centígrados, alcançados em Atenas em julho de 1977. Nos próximos dias, Portugal e Espanha podem chegar a valores equiparados ou mesmo superiores.

Segundo um meteorologista ouvido pela BBC, “sexta e sábado deverão ser os dias mais quentes, com grandes hipóteses de as temperaturas máximas baterem recordes”.

As temperaturas poderão chegar aos 47 graus durante o fim de semana, podendo “quebrar os recordes nacionais de Espanha e Portugal”. Existem mesmo 40% de hipóteses de o termómetro igualar os 48 graus, avança a BBC, citando o Meteogroup.

A possibilidade de a temperatura ultrapassar o recorde europeu atingido na Grécia há 41 anos é de 25-30%”, refere a mesma fonte.


Também o site meteorológico Accuweather avisa para “temperaturas extremamente altas” em Portugal.

Desde quarta-feira que as temperaturas começaram a subir. São esperados valores extremos até pelo menos sábado, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 11 distritos sob aviso vermelho. Por seu lado, o Governo declarou "situação de alerta" em todo o país, a partir desta quinta-feira e até segunda-feira. Em causa, também o risco de incêndio.

No sábado, e de acordo com a previsão do IPMA, Lisboa deverá chegar aos 43 graus e Beja aos 47. Castelo Branco deverá atingir os 44 na sexta-feira e Évora aos 46 no sábado.