O presidente do Sindicato dos Estivadores, António Mariano, anunciou esta quarta-feira, em declarações à SIC Notícias, que vai prolongar a greve até 16 de Junho.
"Esta greve dos estivadores vai ser prolongada até 16 de Junho", disse António Mariano.
Os estivadores estão a fazer greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins-de-semana e dias feriados.
No passado dia 28 de Abril, o Sindicato dos Estivadores emitiu um novo pré-aviso de greve para o Porto de Lisboa, com incidência nos portos de Setúbal e da Figueira da Foz, que prolonga a paralisação até ao dia 27 de Maio.
No mesmo dia, o Governo fixou serviços mínimos para os portos de Portugal, visando assegurar a "satisfação de necessidades sociais básicas e impreteríveis".
A greve tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato colectivo de trabalho.
Sindicato e operadores estavam a negociar um acordo colectivo de trabalho desde Janeiro, mas as negociações foram suspensas no início de Abril apesar de existir consenso em várias matérias, segundo o Governo, que mediou este conflito.
Inicialmente, foi definido o prazo de final de Fevereiro para que as partes pudessem fechar um acordo colectivo de trabalho no Porto de Lisboa, depois de, a 8 de Janeiro, os estivadores e os operadores terem chegado a uma base de entendimento, que levou à retirada imediata dos pré-avisos de greve.