Dois carteiristas de 43 e 52 anos foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), acusados de furtaram um peregrino que está em Lisboa para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou a força policial. Os homens foram apanhados em flagrante delito.
Em comunicado, a PSP especificou que a vítima, de 65 anos, visitava Lisboa quando "os dois suspeitos furtaram, do interior da sua mochila, uma carteira que, além dos documentos pessoais, continha cerca de 225 euros em notas".
"No momento do furto encontravam-se em policiamento preventivo Polícias das Equipas Especializadas no Furto por Carteirista, que assistiram ao furto e de imediato detiveram os suspeitos e apreenderam os objetos furtados", indicou a Polícia.
Os agentes dirigiram-se de seguida à vítima para explicar o sucedido.
"Em ato contínuo, foram ao encontro da vítima, explicando-lhe o sucedido, momento em que o peregrino verificou que a sua mala estava aberta e sem a carteira no interior", informou a PSP.
A PSP referiu ainda que a detenção foi feita por uma equipa conjunta especializada no furto por carteirista da PSP e da Europol, no âmbito da cooperação internacional com a Polícia de Segurança Pública para o evento Jornada Mundial da Juventude 2023.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que conta com a presença do Papa Francisco.