O Presidente da República disse que o processo de transição da Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a correr "muito bem" e manifestou "confiança reforçada" no seu futuro.
"Aquilo que tenho a dizer é que este processo de transição [CGD] correu muito bem, está a correr muito bem e portanto, tenho uma confiança reforçada na caixa e no futuro da Caixa", disse esta segunda-feira o chefe de Estado em Castelo Branco, antes de uma visita à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), na terceira edição da iniciativa "Portugal Próximo".
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o processo decorre bem porque a solução encontrada “é tão competente como a anterior” e, por outro lado, “não levanta discussões” relacionadas com a entrega da declaração de rendimentos, como aconteceu com a anterior administração.
O Governo confirmou na sexta-feira que Paulo Macedo é o novo presidente executivo do banco público, sucedendo a António Domingues.
"Ainda tem uma vantagem adicional, é que os dois partidos da oposição não esconderam os seus elogios rasgados ao [novo] presidente executivo e portanto, eu diria que esta transição foi suave e muito bem aceite pelos mercados, continuando a gestão anterior a ser assegurada até ao momento de entrada em funções da nova administração", sustentou.
Por tudo isto, entende que a confiança na CGD sai reforçada.
"Reforça a confiança na Caixa e sobretudo aquilo que os portugueses querem é que, com o Ano Novo, se entre com o pé direito no sentido de aplicar o plano de reestruturação e o plano de capitalização", frisou.