Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
A Autoeuropa tenciona retomar a produção a 20 de abril, mas em regime de lay-off devido à pandemia de Covid-19, avança a Comissão de Trabalhadores (CT).
“O regresso ao trabalho será feito de forma gradual em horários reduzidos, inicialmente sem turno da noite, a funcionar de segunda a sexta-feira sob aplicação do regime de lay-off simplificado”, refere a Comissão de Trabalhadores, em comunicado.
Os representantes dos funcionários da Autoeuropa adiantaram, após uma reunião realizada esta quarta-feira, que a administração "comunicou que aceitava a proposta de compensação da retribuição por nós reivindicada".
Assim, “está garantida a totalidade da remuneração mensal a todos os trabalhadores, em caso de paragem parcial ou total da atividade laboral (lay-off").
"Clarificamos que entre os dias 13 e 19 de abril, após esgotados os 22 DD [down days - dias de não produção remunerados] referentes ao ano de 2020, irão ser utilizados os créditos legais (férias, dias especiais), referentes a anos transatos”, explica a Comissão de Trabalhadores.
O período de férias para o ano 2020 mantém-se inalterado, sublinha o comunicado a que a Renascença teve acesso.
A produção da fábrica da Volkswagen encontra-se suspensa devido à pandemia de Covid-19. A medida devia vigorar até 12 de abril, mas foi agora prolongada até dia 20.
Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
[notícia atualizada às 20h59 - está garantida a totalidade da remuneração mensal a todos os trabalhadores durante o lay-off]