Diretor clínico vestiu-se de templário para receber médicos em formação no Hospital de Gaia
04-12-2023 - 20:47
 • Miguel Marques Ribeiro

Um vídeo onde um diretor clínico do Hospital de Gaia é visto a receber os médicos de internato vestido de templário está a provocar estupefação entre alguns internautas. A administração do centro hospitalar de Gaia admite ter tido conhecimento, mas garante não se rever “neste tipo de iniciativas”.

O diretor do serviço de cirurgia plástica reconstrutiva craniomaxilofacial mão e unidade de microcirurgia do Hospital de Gaia, Horácio Costa, é um dos principais protagonistas de um vídeo com contornos bizarros, que se está a tornar viral em várias plataformas na internet.

Nas imagens, vê-se o médico vestido com um disfarce de templário e uma espada (aparentemente falsa) em punho a fazer o que parece ser um ritual de condecoração nobiliárquica.

Perante o clínico, está ajoelhada uma mulher que se identifica como Merve Terzi, da Turquia. Vestindo uma bata e falando em inglês, a médica interna promete “honrar o serviço de cirurgia plástica do Hospital de Gaia, saudando todos os colegas”.

Horácio Costa maneja então a espada entre os ombros do novo elemento da equipa, declarando-a “residente do serviço de cirurgia plástica do hospital”. Sentados, cerca de uma dezena de médicos assistem à cena, sorridentes. Alguns filmam com o telemóvel.

A Renascença já confirmou junto do Hospital de Gaia que o vídeo foi realizado nas suas instalações, no início de outubro, e com a participação de membros do seu corpo clínico.

No entanto, a gravação está a provocar reações indignadas no Facebook e no X (ex-Twitter). Um internauta não esconde a surpresa: “Isto é real?”. Outro diz, simplesmente: “Muito mau”.

Horácio Costa é, declaradamente, um militante do partido Chega, algo que tem acicatado a crítica de muitos internautas, que acusam o médico de fazer publicações no seu mural do Facebook de carácter homofóbico e transfóbico.

As reações, contudo, são mistas: há também quem agradeça ao clínico o serviço prestado no hospital.

Para já, a administração hospitalar não se estende em comentários, nem se pronuncia sobre os métodos usados pelo seu diretor clínico para o acolhimento dos médicos internos, isto é, dos profissionais que ingressam no hospital para a realização de formação pós-graduada de especialidade.

Diz apenas não ter sido dada autorização prévia para a realização da cerimónia, ainda que tenha sido dado conhecimento posterior da mesma, através de email.

A administração do CHVNGE acrescenta ainda que “não se revê neste tipo de iniciativas”.

A Renascença apurou, junto de fonte hospitalar, que Horácio Costa é conhecido pela sua excentricidade, algo que ficou bem patente nestas imagens que vieram a público.